Pelo ActionCOACH Carlos Teviño
Antes de fazer Leve estes pontos-chave em consideração
Proprietários de PME vêm até mim para melhorar seus negócios e um dia poder vendê-los bem e aproveitar os lucros da venda. Como para muitos outros, a experiência será uma incapacidade de vender o seu negócio, o que os obrigará a aceitar um preço abaixo do mercado ou pior, a vendê-lo sem receber qualquer pagamento por isso, nesta ocasião, caro leitor, partilho com você alguns pontos-chave para garantir um final feliz na hora de vender o seu negócio.
Construir o negócio para não operá-lo
Enquanto você ocupar uma posição-chave na operação do seu negócio, estará em desvantagem na negociação do preço de venda. E se você não ocupa um, mas vários cargos ou funções, o valor do seu negócio diminui drasticamente. Construa os sistemas e equipamentos que fazem o negócio funcionar e assim que estiver pronto coloque um gerente ou diretor que lhe permita sair da operação e assistir do Conselho. Assim, o valor do seu negócio não será afetado negativamente.
Planeje o valor que deseja ao vender seu negócio
Se seu desejo é vender seu negócio, então defina uma meta clara do valor que deseja por ele. Isso determinará os níveis de lucro do negócio necessários no futuro para justificar esse preço. Somente tendo uma meta clara de lucro você conseguirá desenvolver um plano de ação para atingi-los, e a probabilidade de conseguir vender pelo preço que você deseja será maior.
Planeje sua vida para quando tiver vendido seu negócio
Antes de vender seu negócio, pense e pergunte a si mesmo quanto dinheiro você precisará para se aposentar e o que fará pelo resto de sua vida. Sendo claro sobre isso, você evitará o risco de ficar entediado depois de vendê-lo e, acima de tudo, garantirá que o dinheiro que recebe seja suficiente para sustentar seu estilo de vida sem ter que voltar ao trabalho.
Evite reagir impulsivamente a uma proposta de compra inesperada
Idealmente, você deve listar sua empresa quando ela estiver pronta para vender e manter o controle da venda. Ao reagir a uma proposta de compra inesperada, você dá o controle ao comprador e perde força na negociação. Uma venda antecipada irá expor certas fraquezas em seu negócio que você não teve a chance de corrigir, e elas podem ser usadas para reduzir o preço de venda.
Mantenha informações financeiras confiáveis sobre sua empresa
Os compradores em potencial precisam de informações financeiras detalhadas sobre sua empresa. Não tê-lo aumenta o risco percebido pelo comprador, pois ele não tem certeza do que está comprando. Manter informações financeiras confiáveis e detalhadas para que o comprador não tenha desculpa para baixar o preço ou desistir da negociação, ou precise garantir lucros futuros contra o preço de venda.
Aceitar apenas o pagamento antecipado
Reduz o risco de fraude ao aceitar apenas o pagamento antecipado em vez de pagamentos parcelados ou por meio de ações da empresa compradora. Se o novo proprietário administrar mal o negócio e ficar sem dinheiro, você não será mais afetado. Caso contrário, eles podem parar de pagar a você ou até mesmo as ações de suas empresas podem cair de valor, fazendo você perder dinheiro, ou eles cancelariam o negócio e deixariam você na falência.
Defina um valor realista
Se você pedir muito pelo seu negócio, levará muito tempo para vendê-lo, se for o caso. Defina o valor do seu negócio com base no fluxo de caixa futuro, no risco relacionado a esse fluxo e no preço de mercado. Se pretende vender o seu negócio a um preço superior ao seu valor atual para chegar à sua reforma ou para recuperar o que nele investiu, deve analisar o montante de lucros e o fluxo de caixa futuro de que necessitará para atingir esse preço de venda. e, em seguida, implemente um plano de ação para levar seus negócios a esse nível.
Contrate um consultor
Se você não é um especialista em compra e venda de negócios , contrate um consultor especializado. O custo do consultor pode parecer alto, mas os riscos de não ser devidamente assessorado podem resultar na perda total do seu negócio. Ao vender seu negócio, é melhor não aprender por tentativa e erro, pois pode não haver uma segunda chance para você. Melhor ser aconselhado por quem já cometeu e viu esses erros antes e sabe como evitá-los.