Você está disposto a enviar sua empresa para o Desafio Marshmallow ?

Por ActionCOACH María Inés Morán/México

Aprimorar o trabalho de sua equipe, fazer fluir a comunicação, potencializar a criatividade, aprender a visualizar e planejar, aprender com os erros e valorizar a prática fazem parte das lições deixadas por este experimento, que combina o lúdico com lições valiosas.

desafio do Marshmallow permite que as equipes de trabalho se desafiem em sua capacidade inovadora e colaboração em grupo.  

Para isso, é preciso marshmallow, 20 espaguetis, um metro de fita adesiva e um metro de fio. São formadas equipes de quatro, que têm 18 minutos para construir a torre mais alta. Qualquer estratégia é válida na construção desta torre, vai desde a aplicação do conhecimento das estruturas, planejamento, distribuição de papéis e responsabilidades, e tentativa e erro. Também não existem regras de tipo de construção, nem modelos de design. É um desafio que vai revelar as habilidades colaborativas do grupo e sua capacidade de resolução no tempo e com recursos limitados.

Foram duas mentes brilhantes que criaram este desafio com base na ideia de "construir uma torre, construir uma equipe" são eles, Peter Skillman , ex-vice-presidente de design da Palm e atual vice-presidente de design da Nokia e Tom Wujec , membro da Autodesk, grupo criador do software de design AutoCAD e autor do livro: A 5-Star Mind: Games and Puzzles to Stimulate Your Creativity and Imagination. 

Skillman e Wujec , ambos membros do TEDTalk , desenvolveram vários testes com mais de 70 grupos, equipes formadas por pessoas de diferentes origens, idades, níveis de decisão e profissões, as conclusões sobre a natureza da colaboração têm sido reveladoras.

Quando esse experimento foi replicado em equipes de recém-formados em escolas de negócios, ele resultou em baixo desempenho. De acordo com a análise de Wujec : “Eles mentem, trapaceiam, se distraem e produzem estruturas muito pouco convincentes. A torre média de todos os participantes do exercício é de 20 polegadas; a torre média para graduados da Escola B tem apenas 25 centímetros. " 

Para surpresa dos criadores deste desafio, os pequeninos do jardim de infância tiveram um bom desempenho. Projetando uma torre média de 26 polegadas. “Eles não apenas produzem as estruturas mais altas, mas as mais interessantes de todas. Para Skillman , isso ocorre porque "nenhuma das crianças gasta tempo tentando ser o CEO da Spaghetti, Inc." 

Em outras palavras, seu foco não estava no objetivo final, nem na pressão do tempo, eles simplesmente gostaram do processo, não se importaram de ensaiar indefinidamente, nem se frustraram com o fracasso, pelo contrário, se divertiram, nem competiam em seus egos, por outro lado, contribuíam abnegadamente com suas ideias. 

É interessante que graças a um elemento tão macio e inofensivo como um marshmallow , você pode determinar a verdadeira natureza e comportamento de muitos de seus CEOs, diretores e gerentes, que, no final do ano, acabam percebendo que não são preparados para liderar, pois pretendem impor sua liderança e não delegar; Percebem que tentam sempre os mesmos procedimentos, sem perceber os erros que cometem, que insistem em complicar a solução e que estão fechados a alternativas criativas e engenhosas; Enquanto as crianças tendem a aceitar o desafio como um jogo em que todos colaboram igualmente, elas não são oprimidas, nem pelo tempo, nem pelas limitações, nem pelo ego, elas simplesmente se divertem, não são obcecadas em vencer, mas em imaginar à parte compartilhando sua engenhosidade para resolver o problema, como um grupo.

Foi demonstrado que os resultados variam de acordo com a idade, comprometimento, foco e atitude com que o desafio é assumido, mas existem algumas características comuns que vou resumir para vocês:

  • A colaboração é incentivada. Sendo um desafio de equipe, um dos primeiros obstáculos a resolver é a colaboração necessária e liderança compartilhada para resolver o problema e construir a torre mais forte e mais alta . Curiosamente, e de acordo com a análise de Wujec , muitas vezes no máximo três pessoas contribuem com o maior número de ideias.
  • Aumente a criatividade. É um desafio que condiciona as equipes dentro dos limites de tempo e recursos e no qual devem competir com outras. Portanto, observa-se que as equipes se esforçam para resolver o problema da forma mais criativa possível e no menor espaço de tempo. 
  • Aprendem a visualizar. O Desafio Marshmallows também determinou que as equipes que perdem são aquelas que não desenvolveram um plano, construíram ou desenharam um protótipo ou modelo no papel, nem reservaram tempo para compartilhar ideias antes de começar a montar sua estrutura. O que deixa a grande lição do valor da visualização para alcançar o sucesso. 
  • Valorizam a interação. Este desafio demonstra o quão importante e necessário é repetir um processo até que o resultado pretendido seja alcançado. É necessário repetir e ensaiar os processos, aprender com os erros é vital e tentar soluções diferentes é decisivo. 
  • Eles melhoram a comunicação. É um desafio impossível de cumprir com o tempo, se não houver uma comunicação fluente entre os seus membros. Sem dúvida, este é um exercício vital, se a comunicação é o que está falhando em suas equipes. 

Esses são cinco objetivos, entre muitos outros, que você pode alcançar em suas equipes de trabalho com o Desafio Marshmallows. Interessante certo?

Analise os pontos fortes e fracos da sua equipe de trabalho e avalie a possibilidade de fazer esse curioso desafio no seu negócio, se o fizer, me avise os resultados. E se achar que precisa de ajuda para isso, não hesite em solicitar o apoio da ActionCOACH mais próxima.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram