Por ActionCOACH María Inés Morán
Sem dúvida , Rafa Nadal é único e seu triunfo no Aberto da Austrália confirma isso.
A mídia e os portais digitais se encarregaram de refrescar a memória com momentos de sua trajetória nas quadras de tênis e, inspirados por sua trajetória, quero apontar algumas lições com os empresários.
Posso mencionar, humildade, perseverança e melhoria contínua sempre estiveram presentes lá, no coração e na mente de Nadal.
Humilde, é assim que o grande John McEnroe o chamou após sua conquista no segundo Aberto da Austrália e no 21º Grand Slam , quando chamou Nadal de “o campeão mais humilde e elegante do esporte”.
Como é importante na vida, nos negócios e nos esportes, saber lidar com triunfos e fracassos e, acima de tudo, ser humilde. Seu tio e treinador, Toni Nadal, sempre incutiu nele: Humildade no trabalho para internalizar que o espaço para melhorias é contínuo e não cair na armadilha de ter ares de grandeza. Sempre demonstre respeito pelo rival, independente do ranking. Relativize o triunfo e a derrota. E nunca dê desculpas.
Mas este grande campeão do tênis também é testemunho de valores como resiliência e persistência. E aquelas mais de cinco horas que durou a partida final, provaram isso. Foi uma série para a qual ele chegou com pouca preparação devido a uma lesão que vinha afetando seu desempenho, em sua mente estava enfrentando a possibilidade de se aposentar, tinha acabado de perder os dois primeiros sets, estava perdendo, mas voltou , levantou-se e triunfou.
Você também pode ler: Persistência é a chave para uma prospecção bem-sucedida
Ele mesmo normaliza seu sucesso e, quando perguntado a que deve suas conquistas, responde: amor pelo que faz, mantendo sempre uma atitude positiva, trabalhando para melhorar e cercando-se do melhor. Se aplicarmos essas mesmas chaves às empresas, o sucesso estaria à porta de muitas outras.
Também quero destacar outros aspectos de sua carreira, seu jogo e sua personalidade, que podem, sem dúvida, nos guiar e servir de exemplo para aplicar em nossas vidas:
Jogue ponto a ponto. Esta estratégia de jogo de Rafa Nadal é uma das chaves para sua força mental. Sempre atento e concentrado jogando e trabalhando por cada ponto que conquista, ele recupera terreno e encontra soluções à medida que avança.
Faça do obstáculo, um desafio. Foi isso que Nadal fez com cada lesão, desde 2006 ele sofre com uma lesão no pé esquerdo, e essa dor não impediu seu crescimento. Aprendeu a conviver com a dor e fez de cada lesão um desafio maior para alimentar sua vontade de melhorar.
Cerque-se com o melhor . Quando sente que está enfrentando uma situação crítica, Nadal aproveita para conversar com seus parentes mais próximos e consultar sua equipe. Ele lidera, mas se deixa aconselhar.
Trabalhe em suas fraquezas e fique mais forte. Ao longo dos anos e com os conselhos de seus treinadores, Rafa Nadal se fortaleceu, por exemplo, aos 35 anos, seu saque não é explosivo, mas tem buscado desenvolver maior variedade em seus chutes, no backhand e no curto.
Eu poderia continuar compartilhando as virtudes que levaram Rafa Nadal a escrever uma nova página na história do tênis mundial, mas prefiro ficar com essas lições e pedir que você as coloque em prática em sua vida e em seus negócios: Ame o que você faz, sinta paixão, mantenha uma atitude positiva, seja otimista, lidere sua equipe, mas aprenda a ouvi-la, treine e treine-se para melhorar sempre e se cercar do melhor.