Por ActionCOACH José Villacís
A decisão de ser uma pessoa "responsável" envolve dizer "NÃO" ao trabalho e aos compromissos pessoais, quando sabemos de antemão que não seremos capazes de cumpri-los.
Ser responsável nos leva a melhores resultados tangíveis (financeiros, materiais) e pessoais (bem-estar, saúde, equilíbrio, relacionamentos), em todas as dimensões de nossas vidas.
Muitas vezes, muitos de nós, mesmo sabendo que vamos ficar mal, preferimos - por condicionamentos culturais, sociais ou emocionais muito profundos - ignorar aquele "despertar interno" e preferimos dizer "sim, Eu vou fazer”, “sim, minha equipe de trabalho vai fazer”.
Ao assumir compromissos sabendo que não vamos cumpri-los, inevitavelmente nos encontraremos na situação embaraçosa de parecermos ruins, individualmente ou em equipe.
E então, recorrer a outro vício culturalmente aceito, que é inventar desculpas, justificativas, culpar os outros por nosso descumprimento ou simplesmente negar o compromisso que assumi, aludindo que "não ficou claro para mim " "Eu não sabia para quando" ou "Eu não sabia que eu era o responsável"
Em um mundo de responsabilidade, ao aceitar um compromisso, colocamos nosso nome, nossa palavra e nossa reputação em jogo. E quando não cumprimos, prejudicamos aqueles elementos que são tão importantes para a honra e a identidade pessoal.
No entanto, quando estamos imersos em sociedades onde a prestação de contas é a última coisa, onde -com poucas exceções- o que o governo e as figuras públicas fazem todos os dias é se justificar e culpar os outros pelos erros ou roubos que cometem, o que podemos esperar? Seria ilógico para nossa sociedade viver em responsabilidade, em tal ambiente.
Haverá exceções, geradas por uma educação com forte ênfase em valores, honra e disciplina que foi recebida na família, ou porque tivemos a sorte de nos relacionar com amigos, mentores ou opções educacionais que nos ajudaram a pensar diferente. Ou, ainda, porque as empresas em que trabalhamos nos ofereceram oportunidades de formação e um contexto cultural positivo que tem impacto na nossa própria forma de pensar e viver.
O NÃO DA RESPONSABILIDADE, UM NÃO COM UMA ALTERNATIVA
O NÃO da Responsabilidade não é um "não, estraguei tudo!" é mais um “porque eu te amo, porque eu me importo que você consiga o que você precisa, eu tenho que dizer não”.
Aceitar um compromisso que alguém me propõe, sabendo que não poderei cumpri-lo, é a pior ofensa à responsabilidade, à confiança dessa pessoa e à sua própria reputação.
UM NÃO COM UMA ALTERNATIVA:
Para entender claramente do que se trata o requisito
Me explique melhor, por que você precisa, o que você fez até agora...
Não posso estar presente, mas me manda e logo mais verei com atenção...
Não posso para segunda-feira, sim, posso para quarta-feira...
Eu não posso aceitar dessa forma, até que você traga de forma SMART...
Com base na minha experiência, sugiro que... ou posso colaborar com...
Ok, então eu apoio ou te vejo na quarta-feira…
Esteja disponível para ajudar quando tiver a oportunidade e a capacidade de fazê-lo.
Que ações você tomará em seu negócio e em sua vida, a esse respeito?