Os sistemas não matam a criatividade

Por ActionCOACH

Todos estamos familiarizados com os testes de QI desenvolvidos para medir cientificamente a inteligência em crianças e adultos. Embora haja muito debate sobre a precisão e relevância dos testes de QI no mundo dos negócios de hoje, não há dúvida de que medir e promover a inovação é fundamental para o sucesso dos negócios. A inovação é um resultado direto do pensamento criativo e, se uma empresa pode decifrar o Código para promover um ambiente de trabalho mais criativo, poderá obter uma vantagem competitiva distinta. Mas por onde começamos?

Alguns podem começar com o teste T TCT ( Torrance Test of Creative Thinking ) . Desenvolvido pelo Dr. Ellis Paul Torrance e nos anos 60 para medir criatividade das crianças. Esta série de testes foi projetada "na intenção de medir o pensamento divergente ". Mas quais ferramentas de avaliação estão disponíveis para adultos? 

"Os pesquisadores muitas vezes concordam que a criatividade tem a ver com a produção de algo que seja novo e adequado a um propósito ou uso específico ", como Said-Metwaly escreveu em um e-mail para Artsy.
" Em outras palavras, criatividade é a capacidade de ser diferente de maneira útil."

Existem várias ferramentas e avaliações on-line que ajudam os empresários a medir a criatividade ou o pensamento divergente em equipes, e normalmente são diluídas na medição de 4 critérios.

“Os estudos sobre criatividade costumam usar uma ferramenta de avaliação conhecida como ' Medidas de Guilford ', qual é usada em alguns ambientes de trabalho quando se tenta medir objetivamente a criatividade”.

  1. Liberdade: quantas respostas pode gerar uma pessoa, equipe ou processo.
  2. Flexibilidade: quantos tipos / categorias de respostas são gerados.
  3. Originalidade: quão diferente são as respostas com relação à maioria.
  4. Elaboração: quão detalhadas são as respostas.

A maioria das empresas buscam apenas consistência e eficiência (é assim que os Procedimentos Operacionais Padrões estabelecem o POP para tudo), e isso parece drenar o jogo criativo das equipes. A sobrecarga dos sistemas mantém a equipe afogada quando todas as atividades não são mapeadas e sistematizadas passo a passo.

" Quando os sistemas que limitam a liberdade de pensamento são definidos, e quando os indivíduos perpetuam esses sistemas por meio de ações e abordagens de controle, a criatividade não tem espaço para florescer."

Os sistemas não precisam ser assassinos da criatividade. Pelo contrário, eles devem ser catalisadores que promovem o pensamento criativo. Parece uma tarefa impossível? Os sistemas não devem retardar o progresso; eles são, no geral, projetados para melhorar a produtividade e a eficiência. Então, por que tantas empresas estão falhando em ambos os lados da escala? Porque não descobriram o equilíbrio entre sistematização e inovação.

Considere, por exemplo, a missão da Apollo 13 . Esta missão histórica à lua de 11 a 17 de abril de 1970 enviou quatro astronautas altamente preparados ao espaço, sendo a sétima missão lunar na história dos Estados Unidos. Durante o voo, a cápsula especial sofre um incêndio por pane elétrica danificou os tanques de oxigênio, e a missão de aterrisagem na lua foi abortada. O mais preocupante era como trazer a tripulação de volta com segurança em circunstâncias tão precárias. Famoso pela frase "Houston, temos um problema", o astronauta Jim Lovell relatou o problema à base de comando terrestre, que é imediatamente começaram a tentar resolver o problema da baixa de oxigênio e de da entrada da cápsula extremamente pesada na atmosfera da terra.Graphical user interface, websiteDescription automatically generated 


Tendo que tomar decisões de vida ou morte, a equipe de controle de solo e as equipes de suporte passaram horas analisando processo por processo e examinando cada sistema para encontrar a resposta correta que traria a tripulação da Apollo 13 para casa com vida. Eles usaram os sistemas e processos que tinha à disposição para obter uma solução criativa para a geração de oxigênio e manobrar o módulo em torno da lua para trazer de volta para casa a tripulação com segurança.

Esta missão de 7 dias, que não atingiu seus objetivos iniciais, foi realmente um sucesso. A recuperação dos astronautas e a aterrissagem no Oceano Pacífico foram a centelha para inovações que catalisariam os desenvolvimentos futuros para viagens espaciais nas próximas 2 décadas.

A equipe da NASA usou a criatividade, conhecimento e habilidades para evitar uma tragédia ao usar os sistemas e processos disponíveis para resolver um "novo" problema.

No livro Instant Systems de Brad Sugars, o autor fala sobre a importância da sistematização dos negócios para fomentar a eficiência e a criatividade .

“Esta é uma das áreas de negócio mais incompreendidas atualmente. Isso parece muito estranho para mim, porque é uma área muito simples de implementar no negócio, e uma área que vai facilitar sua vida e a das pessoas de sua equipe”.

Como CEO e fundador da ActionCOACH®, a maior franquia de coaching de negócios do mundo , Sugars e seus coaches ajudaram milhares de donos de empresas a liberar o poder dos sistemas e processos em suas empresas, ao mesmo tempo em que promovem a resolução de problemas de forma criativa .

TimelineDescription automatically generated

Brad define quatro grandes áreas para sistematizar o seu negócio. E em seu livro, ele detalha os tipos de sistemas e processos que qualquer empresa de sucesso deve ter. São elas:

  1. Pessoas e Educação
  2. Entrega e distribuição
  3. Provar e medir
  4. Sistemas e tecnologia

Brad enfatiza que planejar, comunicar e envolver sua equipe enquanto sistematiza seu negócio ajudou a melhorar a eficiência e a resolução de problemas. Concentrar a criatividade de sua equipe em áreas específicas o ajudará a obter uma vantagem competitiva.

Para saber mais sobre ActionCOACH e como você pode começar a trabalhar com um coach de negócios certificado perto de você , visita a actioncoachiberoamerica.com . Para saber mais sobre Brad Sugars ou para comprar seus livros, visite: bradsugars.com. 

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram