O Poder da Reciprocidade

Por ActionCOACH Ricardo Wolff

Sempre pensei na prática da reciprocidade como algo que estimula os negócios. E nesta ocasião, refiro-me a um evento que me encheu de prazer e satisfação, porque graças a esta ação, o meu valor como Business Coach aumentou consideravelmente.

No passado, um dos meus clientes pediu-me para me juntar às opções de serviços que ele oferece. É um serviço intimamente ligado à saúde, por meio da medicina alternativa, que combina tecnologia de ponta em prol do despertar de nossas capacidades de curar o que nosso corpo realmente precisa, ao mesmo tempo em que nos sentimos muito bem e prevenimos possíveis doenças.

E assim, visando entender o atendimento por dentro, me dei a tarefa de literalmente viver o processo sem olhar crítico, mas com o único desejo de me entregar algo importante para mim, como melhorar minha saúde e me sentir melhor a cada dia. E começou.

Sem me estender e para fazer o meu ponto, além de me sentir bem, me permitiu entender cada parte do seu serviço, além de também detectar detalhes que não agregavam valor ao seu sistema de entrega de tratamento. E foi assim que começaram a surgir ideias e sugestões, que coloquei à disposição do meu cliente, e sempre através de perguntas, para que ele próprio trouxesse à tona as respostas corretas. O resultado tem sido fenomenal. Nunca imaginei que perguntas tão bem direcionadas pudessem revelar novas ideias e melhores processos que impactassem diretamente no negócio do meu cliente. Mas só estando dentro..., percebe-se realmente esses detalhes e só então podem ser feitas perguntas de qualidade, visando ter como consequência uma vida de qualidade.

Sugiro que você medite se estamos realizando essa reciprocidade, pois além de ser um gesto de abundância com sua comunidade, amigos, clientes, entre outros, desencadeia uma série de recomendações que beneficiarão todas as partes. E às vezes não vemos. Às vezes, consumimos ou oferecemos nosso produto e serviço apenas com o desejo de realizar uma simples transação comercial. De um ponto de vista mais empresarial, cito o que vários autores chamam de “capitalismo consciente”, onde todos os atores em diferentes ecossistemas podem ser vencedores. A ideia de que alguns ganham e outros perdem já é um esquema antigo. Organizações verdes, reais, indicadores ESG não financeiros, cuidar da saúde mental, reduzir o stress nas organizações, entre outros, são questões chave no mundo de hoje, onde queremos ser felizes todos os dias naquilo que fazemos e qualificamos como “trabalhado”.

Minha recomendação é, portanto, vamos buscar ser recíprocos com e dentro de nossos ecossistemas. Vocês verão quantas boas surpresas sairão disso, e certamente com efeitos muito positivos para cada um de vocês. Já implementei esta prática de forma regular na minha vida como Business Coach, porque me permite conhecer os detalhes em profundidade e minha contribuição vai até à minha clientela de uma forma inestimável. Até a próxima.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram