NÃO POSTERGUE AS COISAS. PARE DE PROCRASTINAR

Pela rua do “depois” chega-se à praça do “nunca”. Luís Coloma (1851-1915)

Por ActionCOACH


Em geral, a procrastinação é inimiga da sua produtividade e impede você de realizar todo o seu potencial. Foram formuladas várias estratégias, algumas simples e outras nem tanto, que combinadas ou de forma independente, podem ajudar a reduzir consideravelmente o seu nível de procrastinação:
Use a Regra dos Dois Minutos. A Regra dos Dois Minutos tem sua origem no GTD (fazer as coisas por David Allen) e diz que se você está planejando uma ação que pode ser feita em menos de dois minutos, não planeje; Faça. Você pode estender esse tempo para 5 ou 10 minutos. Se você fizer dessa regra um hábito, haverá uma infinidade de tarefas que você não terá a oportunidade de adiar.
Dê um pequeno primeiro passo. Se você teme uma tarefa por qualquer motivo, considere trabalhar por apenas 5 minutos e desistir. Quando você começa a trabalhar, o medo desaparece e você ganha inércia para continuar e terminar o trabalho. Pare de pensar e faça.
As rotinas ajudam. Se você transformar tarefas repetitivas e chatas em rotinas, acabará fazendo-as com pouco esforço. Rotinas são hábitos ou costumes que você faz quase inconscientemente e simplifica sua vida.
Tome decisões. Muitas vezes você inconscientemente adia uma tarefa, simplesmente porque não para de pensar nela. Reserve alguns minutos para esclarecer o que essa tarefa realmente significa e tomar uma decisão sobre isso. Você pode decidir adiar de maneira racional, nesse caso você não está procrastinando e não se sentirá mal com isso.
Acompanhe o seu tempo. Anote em algum lugar quais tarefas você faz todos os dias e quanto tempo você gastou em cada uma delas. Ao registrar seu tempo, você cria um compromisso interno que o torna mais responsável por como você o usa.
Aprenda a dizer não. Aposto que muitas das tarefas que você adia são compromissos que você se fez por não saber dizer não.
Divida o trabalho em tarefas pequenas e concretas. Um projeto grande e complexo pode ser esmagador. Ao dividi-lo em pequenas tarefas, você consegue ver o caminho com clareza e a resistência para enfrentá-lo diminui.
Defina uma recompensa para quando você terminar essa tarefa de resistência. Motive-se pensando no que você fará depois de fazê-lo – algo que você realmente sinta, relaxe e não envolva nenhum esforço. Defina seus próprios incentivos.
Use uma pequena lista de tarefas. Uma longa lista pode arruinar seu senso de controle e se tornar uma fonte de estresse e frustração. Quanto menor sua lista de próximas ações, mais fácil será para você manter o foco no que realmente precisa fazer.
Use ferramentas que você gosta. Você não quer fazer tudo com uma folha de papel e um lápis. Usar coisas atraentes pode ajudá-lo a iniciar uma determinada tarefa com mais entusiasmo.
Revise regularmente seus objetivos. Se uma tarefa é complicada, incerta ou chata, mas é importante atingir um objetivo, ter sempre esse objetivo em mente deve ajudá-lo a não procrastinar.
Conheça e melhore seus hábitos. Se você conhece a si mesmo e descobre por que adia constantemente certos tipos de tarefas, pode mudar seus hábitos e colocá-los no caminho para menos procrastinação e maior produtividade.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram