Marketing para levantar a mão: como obter engajamento

Por ActionCOACH

Todos nos lembramos na escola que, se você quisesse participar, levantava a mão. Era uma resposta a uma pergunta ou talvez para acrescentar algo a uma discussão, mas fazia parte de um formato de diálogo estruturado que aprendemos desde o início de nossas vidas. No mundo digital de hoje, às vezes nos esquecemos de nos envolver com nosso público e iniciar o diálogo. Pulamos a fase de consulta e interesse e pulamos direto para tentar vender algo para um contato ou seguidor com o qual não nos envolvemos.

Como o vendedor de carros insistente que não o deixa sair de seu veículo antes de começar a jorrar informações de vendas aleatórias sobre um veículo que você não quer, isso o desengaja. Envolver o seu público pedindo-lhes para “levantar a mão” se estiverem interessados ​​no que você tem a oferecer é a melhor maneira de iniciar o relacionamento.

Recentemente, o CEO e fundador da ActionCOACH, Brad Sugars, delineou os fundamentos do marketing “levantar a mão” em um webinar. Nesta sessão, ele identificou as etapas e o processo para garantir que suas postagens nas mídias sociais se tornem um ímã para o engajamento e, finalmente, transformem suspeitos em prospectos.

Sugars começa estabelecendo as bases e definindo o marketing do seu ponto de vista. “Marketing é o processo de comprar clientes lucrativos para a vida toda.” Com essa perspectiva única em mente, ele nos leva ao primeiro passo.

Quem é o alvo?

Identificar e segmentar mensagens para pessoas e clientes específicos é vital. Quanto mais específica for uma mensagem, mais valiosa ela será para aquele público em particular. Faça uma lista dos objetivos nos quais você deseja se concentrar. Comece com uma lista longa e a reduza à medida que adiciona atributos. Por exemplo

  • Categoria ampla: Homem de negócios
  • Categoria restrita: Proprietários de padarias
  • Categoria sobrecarregada: Mulheres proprietárias de padaria

Ao limitar o alcance, você pode ajustar os pontos que este alvo enfrenta.

Com que problema esse objetivo luta?

Consulte o Google Trends e descubra as atividades e hábitos de pesquisa deste target. Em seguida, crie conteúdo que aborde os desafios enfrentados pelo objetivo específico.

Por exemplo, os proprietários de padarias podem achar difícil recrutar funcionários ou estabelecer uma forte cadeia de suprimentos. Independentemente do problema, considere os benefícios aos quais esse público responderia positivamente se você o oferecesse.

Novamente, um exemplo de sua pesquisa pode ser que as padarias de propriedade de mulheres precisam de mais opções de financiamento para garantir linhas de fornecimento robustas. Você pode criar conteúdo que fale sobre maneiras de encontrar novas opções de financiamento, recursos para financiamento ou práticas recomendadas ao procurar financiamento adicional para uma empresa.

Crie conteúdo de várias maneiras

Considere escrever um blog de formato longo sobre o seu tópico. Em seguida, divida seu blog em entradas menores, crie um gráfico informativo a partir de seus dados de pesquisa, grave um vídeo destacando suas descobertas, crie uma lista de verificação ou uma folha de dicas preenchida com trechos de informações. Você também pode encontrar artigos escritos por outras pessoas ou recursos que você pode compartilhar e que você não precisa criar.

Não dê tudo de uma vez

Uma vez que seu conteúdo é criado, não basta publicá-lo e esperar o melhor… Considere algumas alternativas.

Publique um título: “Encontrou um ótimo artigo sobre (TÓPICO)” para obter mais informações – ou o link TIPO DE (PALAVRA ESCOLHIDA) abaixo. Isso é pedir aos seguidores e ao seu público-alvo que “levantem as mãos” e iniciem uma conversa. Isso vai gerar engajamento para este post. Além disso, peça uma DM ou mensagem privada: peça ao público para enviar uma mensagem privada ou uma DM para obter um link ou conteúdo.

Responda em tempo hábil

Você deve responder a todas as mensagens, reações e solicitações prontamente para manter o engajamento alto. Acompanhar e fazer mais perguntas depois é uma boa maneira de obter feedback.

Lembre-se que você deve variar seu conteúdo e publicações. Nem todas as postagens precisam seguir as diretrizes “Levante a mão”. Mude o horário e a forma de pedir participação, mas sempre peça. Certifique-se de se concentrar em agregar valor: educar, entreter ou inspirar seus seguidores e seu público. 

Misture o tipo de conteúdo que você publica para garantir o interesse do seu público.

Tipos de conteúdo:

  • Blog
  • Vídeo
  • Entrevista
  • Infográficos
  • Lista de verificação
  • E-books
  • Links para artigos

Em última análise, colocar seus alvos em conversas, trocar opiniões e levantar a mão para participar fornecerá uma estratégia de conversão mais eficaz.

Para saber mais sobre ActionCOACH visite actioncoachiberoamerica.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram