Por ActionCOACH José Villacís
Se alguém olhasse neste momento para você, o que pensariam apenas com base em sua linguagem corporal?
Uma grande porcentagem da comunicação vem da linguagem corporal. Isso inclui postura, gestos, expressões faciais e movimentos oculares. Algumas dicas:
Sorria com frequência.
Sorrir não apenas torna você mais atraente e confiável, mas também melhora sua saúde, seu nível de estresse e seus sentimentos sobre si mesmo. Sorrir libera endorfinas que neutralizam e diminuem os hormônios do estresse. Também aumenta a produtividade na execução de tarefas. De acordo com vários estudos, sorrir pode enganar seu cérebro para se sentir feliz, mesmo que você esteja triste enquanto sorri.
Preste atenção na sua postura.
Quando você se senta corretamente, as costas ficam retas, encostadas no encosto da cadeira, os pés apoiados no chão e os joelhos dobrados em ângulo reto. Em pé, você deve ser capaz de traçar uma linha reta imaginária da orelha até o ombro, quadril, joelho e o meio do tornozelo. Uma boa postura, com os ombros para trás e a cabeça erguida, faz você parecer confiante e pronto para agir.
Tenha um aperto de mão firme (quando e onde puder) ou toque com os dedos.
Um aperto de mão firme e sólido (ou sua alternativa atual) é um sinal universal de confiança, e todos, inclusive as mulheres, devem ter um. Um aperto de mão deve ser forte, mas não esmagador, oferecido com uma mão fria e seca e alguns movimentos para cima e para baixo, além de alguns segundos de contato visual. É um sinal de respeito mútuo de ambas as partes e deixa uma ótima primeira impressão.
Vestido para a confiança.
A roupa faz a diferença em como nos percebemos e como os outros nos percebem. É sentir-se bem, ver-se equilibrado e seguro de si. Sua autoconfiança aumenta ao se vestir adequadamente para a ocasião, quando reflete seu estilo pessoal e entende o impacto da aparência.
Não se movimente muito
Mais de 500 gerentes entrevistados pela Adecco USA, uma empresa de soluções de força de trabalho, disseram que um quinto dos candidatos que recusaram para um cargo estavam inquietos, em movimento. Inquietação, como enrolar o cabelo, sacudir os pés ou roer as unhas, é um sinal óbvio de ansiedade e linguagem corporal nervosa. Esses movimentos nervosos distraem o que você está dizendo e distraem as pessoas de sua mensagem. A inquietação envia a mensagem alta e clara de que você não tem certeza de si mesmo.
Pratique o contato visual adequado.
O contato visual sugere que você é sincero, atraente e acessível. Olhos confiantes transmitem uma sensação de intimidade em suas interações e fazem a outra pessoa se sentir mais positiva e conectada a você. No entanto, quando o contato visual consiste em olhar, as pessoas se sentem desconfortáveis e defensivas. Para que o contato visual seja bom, uma pessoa não pode impor sua vontade visual a outra, deve ser uma experiência compartilhada.