Por ActionCOACH José Villacís
Estratégias devem ser implementadas para desenvolver, adquirir e manter essa liderança, que contribui para atingir os objetivos da empresa e um bom nível de bem-estar organizacional…
Poderíamos definir liderança como a capacidade de uma pessoa dentro de uma organização ou grupo de incorporar e transmitir valores que ajudam uma equipe a se sentir motivada a atingir determinados objetivos. Para um líder existir, ele precisa apenas de seguidores ou seguidores, pessoas que acreditam em sua capacidade graças ao que ele consegue transmitir a eles no dia-a-dia.
Conforme explica o autor especializado em desenvolvimento pessoal, John C. Maxwell, líder é alguém que consegue desenvolver poder de influência sobre os outros. Nada mais nada menos.
Liderança feminina, definição
Os homens são de Marte e as mulheres são de Vênus? Certamente não. Os papéis estereotipados de gênero, por décadas (se não séculos), aprisionaram homens e mulheres em espaços e funções sociais muito diferentes, sendo profundamente restritivos às liberdades individuais femininas.
Com a chegada do voto feminino durante os primeiros anos do século XX no mundo ocidental, o processo de emancipação das mulheres foi drasticamente revigorado. Tanto que hoje é quase impossível pensar na falta de representação feminina na esfera pública e privada.
Tarefas que historicamente eram exclusivas dos homens, como liderar empresas, agora estão sendo desempenhadas por mulheres que demonstram dia após dia que têm capacidade para fazê-lo. Tanto é que a liderança feminina tem características próprias que acredita-se até que possa render resultados mais frutíferos do que os da liderança tradicionalmente encarnada pelos homens.
Características da Liderança Feminina
A defesa da liderança feminina não apenas contribui para diminuir a lacuna que alimenta a disparidade de gênero que se reflete, por exemplo, na diferença salarial. Mas também, e como mostram diferentes estudos, as mulheres em posições de poder têm características específicas que favorecem as organizações.
De acordo com um relatório da comunidade de negócios e investimentos, Connect Américas , algumas das vantagens de ter mulheres em cargos de gestão concentram-se na inteligência emocional e na gestão horizontal de talentos. Como características podemos citar:
-Maior sociabilidade: as mulheres podem estabelecer laços estreitos que fortalecem o compromisso com objetivos privados ou empresariais.
-Cooperativismo de valores: o trabalho em equipe ocorre naturalmente graças à inclusão e apoio das pessoas.
-Multitarefa: as mulheres podem pensar e operar em diferentes direções ao mesmo tempo, o que oferece uma vantagem na hora de tomar decisões e enfrentar crises.
-Mentalidade inovadora: sendo menos relutante em mudar, as mulheres podem mudar a direção de uma empresa, permitir a participação de outras pessoas. Geralmente são mais flexíveis.
-Mais empatia: as líderes femininas consideram, além do puramente profissional, o lado humano ou emocional de seus colegas e subordinados.
-Inclusividade: fortalecem a identidade individual de seus pares graças à promoção de uma participação equitativa na tomada de decisões.
A capacidade de conduzir equipes a bons resultados é algo que pode ser cultivado e aperfeiçoado. Mas hoje, a quebra do “teto de vidro” significa que as empresas estão começando a repensar o que se entende por liderança feminina e como se beneficiar de seu grande potencial.