Gestão de Tempo

Por ActionCOACH René Ribas/Brasil

Este não é um tema novo, existem diversos autores e métodos, que nos ensinam como aumentar a nossa produtividade e eficiência através da melhor utilização do tempo.

Quando analisamos os processos produtivos das indústrias, os indicadores dos esportes de velocidade, ou as estratégias das modalidades esportivas de combate, o melhor aproveitamento do tempo é o que diferencia os líderes, dos que não sobem ao pódio.

Mas aprofundando o olhar neste tema, o que é o tempo? Alguns podem dizer que tempo é dinheiro, outros que é algo que sempre falta, outros, como diz a conhecida música que: “o tempo não para”.

Na nossa perspectiva de criaturas mortais, o nosso tempo é um recurso finito, felizmente sem uma data definida para terminar. Também é o recurso mais igualitário de todos, 24 h por dia, para todos ao redor do mundo.

Considerando que a expectativa média de vida de um brasileiro nascido em 2020, segundo o IBGE, é de 76,7 anos, a cada aniversário deveríamos fazer uma contagem regressiva e não progressiva, como temos o hábito de fazer. Isto quer dizer que uma criança ao comemorar 2 anos, estaria na verdade comemorando 74,7 anos, pois dois anos já se passaram é restam menos dois agora. Claro que esta visão não nos inspira a muita comemoração, mas nos ajuda a lembrar que somos um vapor, hoje estamos, amanhã não estaremos mais. Assim é mais fácil valorizarmos a beleza e a riqueza da oportunidade de cada novo dia de vida.

Já que entendemos que tempo em sua essência é vida, que tal tentarmos atribuir um valor a este intervalo de nossa existência? Quanto vale um dia de nossa vida? Um mês? Um ano?

Certamente você não se sentiria muito feliz, se após adquirir um bem valioso, percebesse que na loja ao lado, o mesmo bem está em oferta, com 50% de desconto, não é? A maioria das pessoas não gosta de perder dinheiro e procura pensar bem antes de tomar uma decisão sobre novos investimentos, ou aquisição de algum bem de maior valor. Porém dentre todos os recursos que temos a nossa disposição, o tempo sem dúvida é o mais valioso! Por que então, não damos o devido valor a ele, somos descuidados ao utilizá-lo, aceitamos perdê-lo, desperdiçá-lo?

Geralmente quando alguém percebe que o seu tempo está se esgotando, não mede esforços para prolongá-lo, se necessário investirá todos os recursos financeiros acumulados durante a vida, para conseguir a cura para alguma doença grave e assim obter poucos anos a mais de vida. Em situações críticas como esta, conseguimos de fato entender o valor de cada minuto de nossa vida.

Agora a conversa é com você meu amigo empresário, como você está utilizando o seu tempo? Está priorizando as atividades estratégicas de sua empresa, ou insiste em cuidar da rotina operacional, por não confiar em sua equipe, ou por ainda não ter construído uma equipe, após tantos anos na frente dos seus negócios?

Qual o legado que você deixará para a sua família e para a sociedade, quando o seu tempo terminar? 

Tenho interagido com muitos empresários, alguns deles na faixa dos 70 anos, que se dedicaram a vida toda nas operações de sua empresa e que infelizmente não conseguiram construir uma empresa, que não dependa deles. Desta forma, quando o tempo destes empreendedores acabar, acabará o tempo de suas empresas também.

Hoje é o dia de escolher as suas prioridades e lembrar-se a cada dia, de que a sua hora de trabalho é a mais cara da companhia, não desperdice o seu tempo, nem o seu dinheiro. Use com sabedoria as 24 horas do seu dia, viva de forma plena e equilibrada, seja o dono de sua empresa e não o contrário.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram