Esta não é uma carta para os Reis Magos, é uma mensagem para o dono da empresa.

Por ActionCOACH Alfredo Gutiérrez / México

“Coloque pensamentos positivos dentro e fora da sua caixinha de memórias e então prepare-se para uma grande vida.”David J Schwartz

Véspera do Dia dos Reis Magos e crianças escrevem suas cartas para pedir que seus sonhos se realizem, – “Que tempos tão bons eram aqueles quando éramos crianças! – O dono de uma empresa disse para si mesmo ao chegar em seu escritório para começar um novo ano cheio de objetivos e sonhos. E, na sua surpresa, encontrou uma carta endereçada a ele em sua mesa. Faz muito tempo que não recebo uma carta, de quem será?

A carta dizia assim:

Prezado Sr. Patrono:

         Sou um de seus colaboradores e escrevi esta carta para você.

         Quero começar por agradecer pela sua luta, capacidade e liderança para que esta empresa continue a gerar empregos, apesar deste momento complicado que todos estamos vivendo. Sei que não tem sido fácil, mas sob sua liderança aprendemos a importância da persistência, esperança e trabalho inteligente em tempos difíceis.

         Um novo ciclo se inicia e estamos animados com o que pode vir este ano para todos. Antes que as atividades rotineiras retornem em cada parte desta empresa, gostaria de pedir que você faça uma pausa para refletir sobre as seguintes ideias que gostaria de propor. Espero que esta carta seja valiosa para você, e se não for, pode descartá-la e ignorar que a recebeu.

         Primeiramente, quero confessar que em meu ambiente, entre amigos, familiares e vizinhos, a comunicação continua sendo desencorajada. Muitos infectados e com problemas de saúde, incerteza sobre o que está por vir para nossas famílias no curto prazo e como se isso não bastasse, está ficando mais caro comprar o que precisamos para conviver com esses problemas que estão sendo vivenciados.

         Não pretendo lhe dar mais problemas do que você já tem, e tenho certeza de que não são questões desconhecidas, mas isso afeta a todos nós neste momento. Minha intenção é expressar minhas ideias de como podemos avançar como equipe e informar que você não está sozinho para enfrentar o que está por vir.

  1. Primeira ideia… “Aproxime-se da sua equipa e ouça-nos”. Todos os dias somos bombardeados com notícias negativas e mensagens que nos fazem acreditar que as empresas estão nos explorando. Não deixe que essa negatividade abunde em nossa equipe, precisamos do seu conselho, orientação e escuta. Todos temos medo do que possa acontecer com nossos empregos e nossas famílias, porém, poucos colaboradores veem a empresa como um veículo para avançar em meio a esse cenário. Pelo contrário, estão nos enchendo de informações terríveis e tenho certeza que se ouvirmos mais você de manhã do que aqueles que querem nos confundir, será mais fácil entender que juntos podemos conseguir muito mais.
  • Segunda ideia… “Aceite a nossa ajuda e reconheça que não tem todas as soluções” . Cada um de nós da equipe se sente mais valorizado quando podemos contribuir e ajudar em momentos difíceis. Embora existam pessoas que apenas esperam instruções para cumprir sua rotina de trabalho, existem algumas que são apaixonadas por ajudar e sentem que somos parte de algo que transcende. Nos contagie mais sobre sua visão e inspiração que o mundo exterior, com os medos e inseguranças.
  • Terceira ideia… “Cultivar em nós novas capacidades e confiar novas responsabilidades a quem mostra que quer crescer”. Que a formação que você investe em nós, não seja um mero requisito ou uma intenção de uma varinha mágica, esperando que os resultados ocorram sem implementar cuidadosamente as mudanças em ação. Como uma planta que é cultivada, se não lhe dermos água, fertilizantes e cuidados, ela nunca dará frutos, independentemente da qualidade da semente. A formação não deve ser uma questão puramente econômica, pois se for utilizada apenas para despesas dedutíveis ou retorno imediato do investimento, as empresas continuarão a avaliar os seus programas de formação em termos numéricos e não com o objetivo de desenvolver competências de liderança nas pessoas que se comprometem a trabalhar . Queremos ser valiosos para a empresa. Não queremos secar e queremos buscar novas terras, se onde trabalhamos agora há semeadura, abundância e novos desafios que nos fazem crescer, ficaremos nesta terra para gerar frutos.
  • Quarta ideia… “Encorajar a reconciliação e o feedback entre nós”. Vamos cometer erros e também, em momentos de grande pressão, teremos diferenças entre os companheiros. Nem todos nós sabemos como pedir perdão, nem como pedir feedback. Ensina-nos a desenvolver esta comunicação entre nós, de tal forma que seja mais fácil para todos aprendermos com os nossos erros e melhorarmos a cada passo que continuamos a dar nesta empresa.
  • Último pensamento… “Parabenize-nos e dê-nos o reconhecimento pelo que conquistamos e tudo acaba bem” . Esta é a gasolina para o nosso motor na vida profissional. Há muitas empresas que têm tanto para trabalhar que não têm tempo para reabastecer. Não faça desta empresa apenas mais uma empresa por aí . Assim como um pai ou mãe parabeniza seus filhos quando eles alcançaram um objetivo ou sonho em sua vida, nós, no mundo dos negócios, precisamos saber quando fazemos algo certo.

Espero não ter sobrecarregado seu tempo e atividades com minha carta, e confio em sua liderança para tornar este tempo o melhor da história da empresa com uma equipe campeã.

Sinceramente

Um funcionário comprometido

Você é o líder que tem tempo e abertura para ler esta carta?

Você é o colaborador comprometido que tem a capacidade de escrever tal carta?

O que seria da sua empresa se desempenhássemos melhor nosso papel nestes tempos?

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram