Você gerencia seu negócio com uma venda nos olhos?

Pelo ActionCOACH José Luis González

Você sabe a cada dia a rentabilidade do que você faz? Você às vezes não tem certeza se seu produto/serviço é lucrativo? Você gostaria de ter um painel mostrando o que está acontecendo na sua empresa para ajudá-lo a tomar as decisões certas? Dirigimos um carro e verificamos regularmente o painel de controle, mas administramos uma empresa sem prestar atenção a nenhum indicador que nos mostre o que realmente está acontecendo. Então você está dirigindo sua empresa com os olhos vendados?

Depois de ter trabalhado em programas de coaching com muitas empresas de diversos setores e países, constato que, em geral, elas não possuem painel de controle ou dashboard e, se possuem, fazem mau uso deles.

Ao administrar uma empresa, você deve ter alguns indicadores básicos que podem ser analisados diariamente, semanalmente e mensalmente, dependendo do caso. Gerenciar por intuição e sem dados confiáveis pode levar você para longe da realidade e fazer com que você corra riscos desnecessários e experimente uma perda de lucratividade e competitividade.

Portanto, você deve definir esses parâmetros – que devem ser simples e muito práticos – para fazer o próximo passo, que é ler e diagnosticar a situação.

Feito esse diagnóstico, o próximo passo, que em pouquíssimos casos as pessoas sabem colocar em prática, é implementar uma ação imediata

Para isso, é necessário treinar as seguintes técnicas para ajudar a melhorar o controle do negócio e torná-lo mais moderno, previsível e produtivo.

  • Ter o melhor planejamento de recursos empresariais (ERP) possível. Isso provavelmente depende de qual setor sua empresa opera. Isso pode possibilitar a digitalização dos processos e a obtenção das melhores informações possíveis para a tomada de decisões.
  • Analise o nível ou percentual de utilização dos diferentes aplicativos e opções do ERP. Na minha experiência, muitas opções de programas não são utilizadas e com melhor treinamento e pesquisa, você poderia obter muito mais benefícios do ERP, obtendo assim uma maior automatização de processos e melhoria da produtividade.
  • Defina os KPIs ou indicadores básicos mais importantes com base em padrões previamente definidos. Revise-os com os membros da equipe para que todos tenham informações relevantes e em primeira mão para análise. Dessa forma, você pode tomar decisões com base em dados objetivos.
  • Revise diariamente. Se o negócio tem vendas semanais e mensais recorrentes, faça um diagnóstico do que está acontecendo e veja possíveis desvios.
  • Capacite os gestores para a tomada de decisão diante de possíveis desvios. Uma leitura acompanhada de um lamento e às vezes de uma desculpa não basta. Os gestores devem propor alternativas e um plano de ação imediato para reverter resultados indesejados. Há uma tendência a adiar as decisões, mas o tempo sempre estará contra você. Esta pode ser a tarefa mais difícil e onde muitas vezes encontro a maior necessidade de formação em gestão.
  • Tenha um CRM de acordo com a necessidade de sua empresa e setor. Isso pode fornecer informações básicas sobre clientes atuais e possíveis futuros para tornar seu banco de dados lucrativo e aumentar as vendas. Ao mesmo tempo, elabore um plano de ação para aumentar o número de clientes, monitorando adequadamente os potenciais leads.

Ao colocar isso em prática, você pode gerenciar melhor à distância. Você consegue enxergar melhor os desvios e dar orientações para melhorar a evolução do seu negócio.

Você não pode administrar uma empresa de olhos fechados.

Para trabalhar com um coach de negócios e seguir um caminho de sucesso, acesse actioncoachiberoamerica.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram