Pelo ActionCOACH Marcos Guglielmi
Um dos grandes desafios das empresas em relação à alavancagem de seus resultados, seja de receita ou de lucratividade, é a melhoria do LTV (Life Time Value). Olhando de forma básica, toda empresa quer aumentar o tempo de atividade do cliente, ou seja, quanto tempo o cliente se mantêm como cliente, e também o valor monetário desta atividade (aumento de ticket médio). Teoricamente, quanto maior for o LTV, menor a necessidade de prospectar novos clientes para aumento da base deles. Isso normalmente devido a um aumento do NPS e consequentemente de indicações, recomendações, bons depoimentos, maior nota nos portais de busta, o que leva a uma diminuição do CAC (Custo de Aquisição de Clientes). No final do dia, isso traz um aumento de lucratividade.
A pergunta que fica é: como fazer isso em um ambiente extremamente competitivo, incerto e de alta velocidade impressa pelas novas tecnologias e a crescente onda de inteligência artificial?
Um resposta assertiva para isso é: redes sociais.
Mas porque redes sociais?
O relatório "Global Social Media Trends Report 2023" produzido em conjunto pela Hubspot e Brandwatch, apresenta uma visão geral das tendências globais de marketing nas redes sociais para 2023, com base em dados de 1.200 profissionais de marketing em todo o mundo.
As empresas estão usando, cada vez mais, as redes sociais para impulsionar o seu crescimento, através da criação de nichos de comunidades online. Essas comunidades são ótimas para aumentar a consciência da marca, engajamento, lealdade e confiança. O que ao final leva a um maior LTV. Além disso, as marcas estão usando criadores de conteúdo ou influenciadores para representar a marca nas redes sociais, além da inteligência artificial para mudar o processo de criação de conteúdo.
O relatório identifica ainda que os consumidores realizarão busca de empresas e marcas nas redes sociais, mais do que em buscadores como Google. Isso significa que as empresas precisam estar cada vez mais presentes nas redes sociais e criar conteúdos mais relevantes e interessantes, para cativar a atenção de seu público-alvo.
Outra tendência, é que as redes sociais serão o canal preferido para o atendimento ao cliente. As empresas precisam estar preparadas para responder rapidamente às perguntas e dúvidas dos clientes nas redes sociais. Fidelizar clientes e mante-los engajados, o que aumenta o LTV, será feito pelas redes sociais. Desta forma toda empresa que queira se manter bem no mercado deverá presta muita atenção em seu marketing de redes sociais.
Além disso os clientes comprarão produtos diretamente em aplicativos de redes sociais. As empresas terão que integrar suas lojas virtuais com as plataformas de redes sociais, criando experiências de compra simples e intuitivas para seus clientes.
O relatório aponta ainda que as marcas deverão investir na construção ativa de comunidades online. Isso significa que as empresas necessitam estar presentes nas redes sociais, não apenas para promover seus produtos ou serviços, mas também para se envolver com o seu público-alvo e criar uma comunidade em torno da marca.
A popularidade das redes sociais continua aumentando em todo o mundo. São mais de 4 milhões de usuários ativos em diferentes plataformas. As plataformas mais populares são o Facebook, YouTube, WhatsApp e Instagram.
As tendências demonstram que há um aumento no uso de vídeos curtos.
Os dados mostram também que os usuários estão cada vez mais interessados em tópicos relacionados a saúde mental, bem-estar e sustentabilidade. Também que os influenciadores continuam sendo uma parte importante da estratégia das empresas nas redes sociais.
De acordo com o relatório, a plataforma com maior retorno para os profissionais de marketing de redes sociais, é o Instagram. A presença nesta plataforma se torna extremamente necessária para qualquer negócio que queira impulsionar e manter o cliente ativo.
As conversas mais atrativas são sobre IA. Elas estão relacionadas com ferramentas de geração de imagens por IA, como a Stable Diffusion e Dall-E 2, e ferramentas de geração de conteúdo, como ChatGPT. Além disso, se destaca a necessidade por mais produtos gratuitos gerados por IA e o desejo de aprender mais sobre os prompts que geram os melhores resultados nestas ferramentas.
Resumindo. A área de marketing digital de redes sociais será de extrema importancia para aumentar o LTV da empresa, independentemente do segmento.
Para navegar com sucesso no ambiente dinâmico e competitivo atual e melhorar o LTV da sua empresa, é crucial adotar estratégias inovadoras e eficazes nas redes sociais. Um ActionCOACH pode ajudá-lo a implementar essas estratégias e guiá-lo para um crescimento sustentável. Dê o primeiro passo rumo ao sucesso! Entre em contato com um ActionCOACH e transforme seu negócio hoje mesmo.