Pela ActionCOACH Gaby De Gyvés
No mundo empresarial atual, o envolvimento da equipe é um fator crítico para o sucesso de qualquer organização. Uma equipe altamente engajada não apenas trabalha com paixão e dedicação, mas também contribui significativamente para o crescimento e o sucesso da empresa. Segundo estudo da Gallup , empresas com equipes engajadas são 21% mais lucrativas. No entanto, a grande maioria dos empresários encontra uma barreira fundamental quando tenta expandir as suas empresas: o desafio de como fazê-lo. Muitos empresários nem percebem que o que atrapalha o crescimento ou o sucesso da implementação de novos projetos não são problemas relacionados a procedimentos ou sistemas, mas sim, problemas inerentes à equipe. Vamos explorar então por que o engajamento da equipe é tão essencial, os fatores que motivam os funcionários a se engajarem.
Imagine que sua equipe é como um trem. Se todos os vagões estiverem indo na mesma direção e avançando com entusiasmo, seu trem (o negócio) se moverá mais rápido e você chegará ao seu destino muito mais cedo. Uma equipe altamente engajada não está apenas a bordo, mas também entusiasmada com a jornada.
E, por falar nisso, quem é o maquinista desse trem? Você! Você é o líder e mentor, e seu papel é essencial para manter acesa a centelha do compromisso. Como líder, você é como o capitão do navio, o piloto do avião ou... o mestre de cerimônias de um desfile. Você comanda o show!
Agora, nem todos em sua equipe ficam entusiasmados com as mesmas coisas. Alguns podem ser motivados por dinheiro (quem não é, certo?), enquanto outros buscam crescimento e desenvolvimento. Como líder e condutor deste trem, seu papel é de extrema importância e a jornada começa com você mesmo. Reflexão e autoconhecimento são ferramentas essenciais
A ferramenta DISC é valiosa para compreender os motivadores da sua equipe. Compreender o perfil DISC de cada membro da equipe permite adaptar suas estratégias de engajamento para atender às necessidades individuais.
Agora, não são apenas as características comportamentais que influenciam os motivadores da equipe. Existem também tendências geracionais. Diferentes gerações têm diferentes abordagens ao compromisso. Os baby boomers , por exemplo, valorizam a estabilidade no emprego e a lealdade a longo prazo, enquanto os millennials procuram um propósito no seu trabalho e oportunidades de crescimento. A Geração Z aprecia flexibilidade e tecnologia. Apesar destas diferenças, todas as gerações partilham a necessidade de se sentirem valorizadas e reconhecidas no trabalho. Segundo estudo da Globoforce , 69% dos colaboradores estariam mais dispostos a trabalhar mais se sentissem que seus esforços eram reconhecidos.
Como líder, você deve ter todos esses fatores em mente desde o momento da contratação, pois a atribuição adequada de responsabilidades tem um impacto profundo no desempenho a longo prazo. No mesmo estudo da Globoforce , descobriu-se que há 30 vezes mais probabilidade de ter trabalhadores ativamente engajados quando os gestores se concentram nos pontos fortes dos funcionários. Por exemplo, contratar um baby boomer com um perfil C elevado para uma posição de vendas provavelmente ficará aquém das expectativas de desempenho, enquanto atribuir uma Geração Z com uma forte tendência I a uma posição de gestão poderia desencadear resultados um tanto desastrosos.
Tudo isso pode ser cansativo, então compartilho aqui 6 dicas práticas para manter sua equipe altamente engajada:
Resumindo, para manter sua equipe engajada e caminhar rumo ao sucesso do negócio, é fundamental considerar fatores como perfil DISC, diferenças geracionais e, em última análise, ter o suporte certo para manter o trem da sua empresa andando a toda velocidade. Vá em frente, aproveite a viagem!