Por ActionCOACH Renato Almeida/Brasil
“Um objetivo sem um plano é só um desejo”
Primeiramente reforço que estamos passando pelo período mais desafiador das últimas décadas. Um cenário extremamente conturbado e que impactou negativamente inúmeros negócios em todo o mundo.
Porém, enquanto muitos negócios tiveram prejuízos e até fecharam, também identificamos empresários com resultados incríveis, com crescimento, margens melhores, expansões enfim, conseguiram desenvolver seus negócios frente aos anos anteriores.
A grande maioria destes empresários com resultados incríveis possuem um Planejamento Estratégico, e é justamente esse suporte, de possuir um plano, que permite resultados acima da média em alguns negócios.
Para que nossos negócios possam crescer, precisamos entre inúmeras outras coisas, saber trabalhar nosso planejamento, trabalhar nosso nicho de mercado, alavancar as atividades, gestão de pessoas, e adotar estratégias para que neste período de ambiguidade tenhamos resultados incríveis.
Não importa em qual segmento você esteja inserido, seja comercio, serviços, indústria ou agronegócios, você precisa de um planejamento estratégico, caso queira obter melhores resultados.
Gosto muito de fazer uma analogia com a construção civil. Vamos supor que você queira iniciar uma obra, por exemplo da sua casa. Um dos primeiros passos é realizar um levantamento topográfico, um projeto arquitetônico, na sequencia faz um projeto estrutural, um projeto hidráulico, projeto elétrico, e em alguns casos um projeto de prevenção a incêndios. Só neste exemplo citei 5 projetos distintos que você normalmente faz para uma construção civil. E ao longo da obra você segue os projetos, contrata e orienta os profissionais, verifica se estão seguindo o projeto, e acompanha todo o processo até atingir o objetivo final, que é a conclusão da obra. Ou seja, um projeto é a descrição escrita e detalhada de se realizar algo no futuro, um plano a ser seguido, um planejamento detalhado.
Muitos empresários seguem todo esse rito quando vão construir suas casas. E ai vem a reflexão, em relação ao seu negócio, que foi a grande fonte dos recursos para proporcionar a obra, não possuem nenhum plano. Ou seja, para o negócio ou empresa, que é a matriz de recursos da tão sonhada obra não existe planejamento, não existe acompanhamento, e aí eu pergunto: Para onde está indo seu negócio? Quais as metas de curto e longo prazo? Quais as regras e especificações, qual objetivo final?
Imagine agora você construir uma casa sem nenhum projeto, o que vai acontecer? Como a obra vai ser executada? Como será a orientação da equipe? Quais materiais serão usados? Em quanto tempo será construída? É uma situação muito arriscada, não é mesmo?
Mais arriscado que construir uma casa sem projeto, é deixar o seu negócio sem nenhum planejamento, sem metas, sem acompanhamento, sem um destino e um objetivo a ser buscado.
Quando ocorre a ausência do plano bem definido, temos alguns sintomas:
Essa ausência de um planejamento estratégico é um verdadeiro caos na gestão do negócio.
“Um objetivo sem um plano é só um desejo” já dizia em 1943 o escritor Antoine de Saint-Exupéry.
Comparando essa analogia acima com a realidade nos negócios, posso dizer que o levantamento topográfico do terreno é um dos primeiros passos, ou seja, um diagnostico a ser feito, onde destaco a necessidade do diagnóstico empresarial para que se tenha uma base para iniciar o planejamento. Os projetos também citados, trazendo para o dia a dia é o Planejamento Estratégico do negócio, que engloba várias áreas como finanças, tempo, destino, marketing, pessoas, sistema etc…
Caso tenha se identificado com a situação acima, não deixe seu negócio sem um planejamento robusto, faça um diagnóstico e um planejamento estratégico, essas ferramentas podem proporcionar resultados incríveis no seu dia a dia.