Pelo ActionCOACH Luiz Tenáglia
Inovar vai muito além do desenvolvimento de novos produtos ou serviços. A inovação se tornou imperativo para qualquer tipo de negócio e é capaz de impulsionar a economia de países. Mas não se deve restringir a inovação as transformações radicais ou que exigem elevados investimentos. Inovar é basicamente gerar valor para o negócio por meio de um novo produto, processo ou serviço. Se não gerar benefícios para a empresa, a novidade pode até ser uma invenção, mas não será inovação.
Dentre as modalidades de inovar, segue abaixo alguns conceitos interessantes dos tipos de inovação aplicados nas empresas:
A inovação tecnológica está na base do progresso científico, das práticas do mercado e das mudanças nos hábitos de consumo. Há alguns anos, por exemplo, não existia uma dependência tão grande de smartphones como se vê hoje. Um processo parecido começa a ser delineado para a tecnologia de inteligência artificial. Essa é só uma entre tantas evidências de que tecnologia e inovação ditam os rumos das sociedades, independentemente de suas culturas, valores e tradições. A inovação na tecnologia está aí para provar que, quanto mais avançamos, mais percebemos o quanto se pode avançar. Por outro lado, é preciso delimitar para que servem as inovações tecnológicas, de modo que elas sejam um instrumento para melhorar a qualidade de vida e não o contrário.
A eficácia do processo de inovação está fortemente relacionada a cultura organizacional. Frequentemente encontramos expressões como “...essa empresa inova por ser culturalmente tolerante ao erro”. Na verdade, a eficácia do processo de inovar está relacionada a cultura da experimentação e do possível fracasso. Neste caso, estamos fazendo o certo, mas por ser novo e único, pode não resultar em sucesso. Já o erro, pressupõe que existe uma forma certa de fazer e por razões alheias, não cumprimos o procedimento correto e então erramos. Desta forma, empresas inovadoras devem ser tolerantes ao fracasso e não ao erro.
Como vimos, a inovação tecnológica parte das empresas e é direcionada para as pessoas dentro e fora delas. Assim, é fundamental que haja um esforço comum no sentido de tornar um mercado receptivo à inovação. O termo ecossistema empresarial trata justamente disso, ao categorizar diferentes ambientes de negócios conforme sua maior ou menor abertura à tecnologia. Nada disso seria possível sem que houvesse profissionais qualificados e capazes de desenvolver dentro das empresas projetos inovadores. O consumidor também precisa evoluir, embora para isso, a participação do governo seja essencial.
Para que sua empresa aproveite ao máximo o potencial da inovação, é essencial contar com o suporte adequado. Um ActionCOACH pode te guiar nesse processo, ajudando a implementar estratégias eficazes e a desenvolver uma cultura organizacional que fomente a inovação. Não espere mais! Encontre um ActionCOACH e transforme seu negócio hoje mesmo.