Hábitos e crenças: como mudá-los para ter maior sucesso nos negócios

O que é um hábito? O que é uma crença? E uma crença limitante? A mudança de hábitos ou crenças pode melhorar minha liderança e gestão de equipe? Posso melhorar a produtividade e a motivação? Posso tornar minha empresa mais lucrativa?

O que é um hábito?

A maioria das coisas que fazemos ao longo do dia são, na verdade, hábitos. São atividades rotineiras internalizadas que realizamos quase automaticamente. Tarefas nas quais não dedicamos tempo para pensar ou decidir.

Os hábitos nos permitem otimizar enormemente nossos recursos mentais. Nossos neurônios estabeleceram as conexões necessárias para agir e manter essas ações em um nível inferior do cérebro. Isso nos permite utilizar o restante de nossos recursos mentais em outras atividades que requeiram maior consumo de energia e a ativação das regiões mais evoluídas do cérebro.

O que é uma crença?

As crenças também são atalhos no nosso cérebro, coisas que fazemos ou deixamos de fazer, tomando a decisão como certa. Podemos ter muitas crenças assimiladas, o que significa que não consideramos qual decisão tomar a cada vez antes de agir. Dessa forma, não investimos recursos nisso e podemos focar em outras tarefas.

O que são crenças limitantes?

Uma crença limitante é uma opinião que você tem sobre si mesmo e que o condiciona na hora de agir e tomar decisões. Geralmente são ideias que se instalaram em sua mente sobre sua pessoa ou habilidades, ideias negativas e, geralmente, erradas. Como o nome sugere, esses autoconceitos limitam você.

Como mudar hábitos e crenças?

  1. Mudar um hábito ou crença geralmente requer motivação, uma razão para isso. Vamos pensar em que área queremos melhorar ou que objetivo ou meta queremos alcançar no nosso negócio.
  2. Para mudar algo, seja um hábito ou uma crença, o que devemos fazer para começar é identificá-lo. Detectar quais crenças e hábitos estão relacionados aos objetivos que queremos alcançar. Devemos ter em mente que, no caso das crenças limitantes, isso pode não ser tão óbvio.
  1. Uma vez identificados, devemos analisá-los e verificá-los para descobrir em que os baseamos, bem como descobrir se são precisos e convenientes ou não.
  1. Quando chegarmos à conclusão de quais estão erradas ou quais podem ser melhoradas, devemos trabalhar para mudá-las.

Para que essas mudanças sejam efetivas é preciso ter motivação, muita vontade. É fundamental trabalharmos nós mesmos, às vezes com o acompanhamento de alguém. Fuja da ideia de força de vontade, o que precisamos mesmo é de estratégias e organização. Mudar um hábito ou crença pode significar uma mudança fundamental na sua vida e, sem dúvida, uma mudança brutal nos seus resultados. Às vezes pode levar algum tempo, mas vale a pena.

Agora pense em você: quais são seus hábitos e crenças empresariais? O que você acha sobre suas habilidades? Você acha que tem hábitos de sucesso? Que crenças você tem sobre o seu negócio? É bom terceirizar? É benéfico terceirizar? Melhor ter seu próprio pessoal? É bom ir a determinados tipos de clientes? Melhor ir para grandes clientes? É preferível ir para clientes pequenos? É bom contrair empréstimos? Não é bom contrair empréstimos? É melhor pagar antecipadamente? Melhor não?

Quaisquer que sejam, encorajo você a refletir sobre o que o move a fazer as coisas, o que o levou a ter esses hábitos e crenças, quais deles você gostaria de mudar e alcançar seus objetivos.

Pessoalmente trabalho muito com as crenças e hábitos dos meus clientes, ajudo-os a mudá-los. É uma tarefa fundamental de tudo o que fazemos, pois, graças a estas importantes mudanças, alcançamos grandes objetivos e alcançamos os nossos objetivos, incluindo as nossas possíveis estratégias de expansão.

Agora é a hora de transformar seus objetivos em realidade. Encontre um ActionCOACH hoje para iniciar seu caminho para o sucesso empresarial!

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram