Pelo ActionCOACH Pepe Villacis
ESCUTE VERDADEIRAMENTE. Os líderes empáticos não apenas ouvem, eles realmente escutam. Escutar verdadeiramente significa ouvir com ouvidos, olhos e coração abertos. Significa prestar atenção à linguagem corporal, ao tom de voz, às emoções escondidas por trás do que é dito. Acima de tudo, significa não pensar no que você vai dizer a seguir. Você sempre ganhará mais ouvindo do que falando.
NÃO INTERROMPA. Os líderes distraídos muitas vezes ficam impacientes ou frustrados e interrompem o orador na tentativa de fazê-lo avançar com o que estão dizendo, deixando o orador incapaz de expressar seus pensamentos ou pontos de vista. Por mais forte que seja a urgência, não apresse ou interrompa as pessoas, ou pior ainda, tentar ser o “resolvedor de tudo” que tem uma solução imediata para tudo. Dar às pessoas espaço para dizerem o que têm a dizer é uma forma importante de empatia.
ESTEJA TOTALMENTE PRESENTE. Quando um líder empático fala com alguém, ele nunca será visto olhando para o relógio, examinando a sala ou verificando o telefone. É simples: quando alguém estiver falando, ouça. Se estão expressando seus sentimentos, esteja com eles. Concentre-se em se colocar no lugar deles e pense em maneiras de apoiá-los.
ABANDONE O JULGAMENTO. Mesmo quando os sentimentos dos outros estão em oposição direta aos seus, os líderes empáticos não julgam. Eles deixam de lado seus preconceitos e se abrem para novas perspectivas. Quando o líder é empático, ele não olha para os sentimentos dos outros em termos de acordo ou desacordo, mas como uma janela para as suas percepções e visão de mundo, uma oportunidade para compreender melhor o que estão vivenciando e expressando.
OLHE PARA A LINGUAGEM CORPORAL. Os líderes empáticos entendem que a comunicação não-verbal pode dizer mais sobre o que uma pessoa está pensando do que quaisquer palavras. A linguagem corporal costuma ser a forma mais direta pela qual as pessoas comunicam o que pensam ou sentem, mesmo quando a comunicação verbal diz algo muito diferente. Esteja atento à sua própria linguagem corporal ao lidar com outras pessoas: mantenha-se aberto e ouvindo, incline-se e aproxime-se quando as pessoas falam e mostre que você está interessado no que elas dizem.
INCENTIVE E ENVOLVA OS MAIS TÍMIDOS. Nas reuniões, há sempre dois ou três que conversam a maior parte do tempo. E há também os calados que, por alguma razão, nunca falam muito, mesmo que suas ideias sejam sólidas. Como líder, estabeleça como meta incentivar as pessoas a darem suas opiniões; simplesmente estimular a troca de ideias irá capacitar todos ao seu redor.
DEMONSTRE INTERESSE PESSOAL. Os líderes empáticos são genuinamente curiosos sobre a vida daqueles que trabalham para eles e mostram o seu interesse fazendo perguntas sobre a vida das pessoas , os seus desafios, as suas famílias, as suas aspirações. Não é um interesse profissional, mas sim pessoal, e é a forma mais forte de construir relacionamentos.
LIDERANDO DE DENTRO: A empatia é como se fosse um músculo para o pensamento, o gerenciamento emocional e o comportamento se torna mais forte com o uso. Não é uma fraqueza, mas é a maior força no trabalho com pessoas.
Cultivar a empatia como habilidade de liderança nos permite criar laços de confiança em equipes e organizações. Dá ao líder uma ideia do que os outros estão sentindo e pensando e os ajuda a compreender suas reações. Além disso, a empatia promove uma melhor tomada de decisão, aguçando suas percepções e intuição.
Quando falta empatia a um líder, os outros se aproximam com a guarda levantada e todos preferem guardar seus problemas e ideias para si. No entanto, com um líder empático, todos sabem que podem ser abertos sobre o que pensam e sentem sem serem julgados, rejeitados ou ignorados.
Quais ações você tomará no seu negócio e na sua vida, nesse sentido?
Para trabalhar com um coach de negócios e seguir um caminho de sucesso, acesse actioncoachiberoamerica.com