Como Colocar Limites em Outra Pessoa

Pelo ActionCOACH Pepe Villacis

“Trate todos com cortesia, mesmo aqueles que são legais com você – não porque eles são bem-comportados, mas porque você é.” (Autor desconhecido )

Talane Miedaner , da Talane Coaching Company – presente na Convenção ActionCOACH 2023 em Sevilha, Espanha – e autora de “Coaching for Success”, nos ensina como estabelecer claramente seus limites, válidos para relacionamentos com outras pessoas.

“Limites”, ela escreve, “são simplesmente as coisas que as pessoas não podem fazer com você. É traçar linhas claras para se proteger e ser sua melhor versão.”

Todos nós precisamos estabelecer limites, mas pode ser difícil defini-los, transmiti-los e aplicá-los, especialmente se quisermos nos ver como “boas pessoas”.

Miedaner fornece a seguinte abordagem de quatro etapas para estabelecer (e redefinir) seus limites em qualquer situação – pessoal ou profissional.

Primeiro Passo:

Informar. Miedaner sugere que você apresente seu ponto de vista de forma clara, neutra e sem emoção. “Você percebe que está gritando comigo?” “Você percebe que esse comentário me machucou?” “Eu não pedi sua opinião.” Às vezes, isso será suficiente para parar a outra pessoa em seu caminho. “Eu não percebi que estava gritando.” “Lamento; não era minha intenção.” Claro, alguns agressores sabem muito bem que estão agindo de forma inadequada. Eles vão exigir mais intervenção.

Segundo Passo:

Aplicar. Este passo é simples: peça para a pessoa parar. “Peço-lhe que pare de me interromper quando estou falando.” “Peço-lhe que faça comentários menos ofensivos.”

Terceiro Passo:

Insista. Obviamente, se pedir educadamente não funcionar, você precisa deixar claro que “não” não é uma opção. “Eu insisto que você pare de gritar comigo agora.” A palavra “insistir” tem poder; significa que é urgente. Você também pode usar “exijo” ou “gostaria” para fazer seu ponto. Independentemente da palavra que você usar, você deve manter uma atitude calma e neutra.

Passo Quatro:

Sair. Sem arrependimentos ou comentários irônicos. Miedaner sugere que você exponha seu caso com calma e simplicidade: “Não posso continuar esta conversa até que você pare … (especifique o comportamento).” Respeite seus limites. Se você tem pessoas em sua vida que não entendem depois de várias aplicações desse processo, talvez seja necessário reconsiderar seu relacionamento.

A chave para o sucesso em tudo isso é manter a calma (pelo menos por fora) e manter um tom de voz neutro. Sua reação e gerenciamento emocional podem servir como um fator calmante ou como combustível para o fogo.

Pode parecer assustador tomar coragem e enfrentar um chefe intrometido ou um cliente irritado, mas a alternativa é viver com raiva reprimida e frustração por anos. Esse é o tipo de sentimento que irrompe de repente um dia, num ataque: gritos ou lágrimas. E isso é muito pior para a sua carreira.

Seus padrões dão poder aos seus limites

Para que os limites sejam credíveis e respeitados, ajuda muito que as pessoas conheçam os teus padrões: os comportamentos que vives aos olhos dos outros. Você não pode esperar que as pessoas respeitem seus limites se você não respeitar os limites dos outros. Você deve escolher os padrões que irá manter e praticar com frequência.

Por exemplo, nunca traga mau humor para o escritório, seja sempre cortês com as pessoas que vivem do atendimento ao público e seja sempre pontual. Você pode ter outros que considera uma parte importante de seu personagem. Depois de decidir que algo é um padrão, você deve estar pronto para fazer o que puder para mantê-lo, mesmo em um dia ruim ou sob provocação.

Quando você falha, e às vezes falha, você tem uma maneira de corrigi-lo. “Me desculpe, eu fui rude ontem. Esse não é o padrão de comportamento que tento defender. Apresento-lhe as minhas mais sinceras desculpas, não o farei novamente. Com isso, você pode conseguir que um amigo ou colega deixe as coisas rolarem. Mas o respeito deles e a imagem que eles têm de sua integridade pessoal dependem de mudanças reais e consistência em seu comportamento. Você está pronto para o desafio?

Que ações você vai tomar no seu negócio e na sua vida, nesse sentido?

Para trabalhar com um coach de negócios e seguir um caminho de sucesso, acesse actioncoachiberoamerica.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram