Pelo ActionCOACH Carlos Madrigal
No início do ano, certamente você levantou um número infinito de resoluções de diferentes tipos, no entanto, você percebe que os dias passam e essas resoluções estão ficando paradas.
Isso acontece porque quando consideramos nossos propósitos (objetivos) o fazemos apenas como votos de felicidades, ou como gosto de dizer, como “cartas ao Papai Noel”, ou seja, as propomos com a ideia de que “espero que se realizem”.
Se você deseja alcançar seus objetivos, vou lhe dar um conselho simples: trate-os como objetivos e faça um plano para alcançá-los. Na minha experiência profissional, percebi que o principal problema é que não sabemos estabelecer metas. Bem, deixe-me ajudá-lo, para que uma meta seja considerada como tal, ela deve atender a alguns requisitos:
1. Deve ser específica. – Em outras palavras, deve-se tratar apenas de uma coisa por vez, se você tentar traçar duas metas juntas, uma vai colidir com a outra e te levar a não conseguir cumpri-las.
2. Deve ser mensurável. – “O que não pode ser medido não pode ser melhorado” é uma frase de Peter Drucker, então se você não tem como verificar o progresso, é fácil perder o interesse ou a direção.
3. Deve ser alcançável. – Se desde o início você vai traçar uma meta que sabe que não vai conseguir alcançar, acredite, você nem vai tentar. O objetivo pode ser grande, mas enxergue-o com pequenos passos, Martin Luther King disse: “Você não precisa ver todo o caminho, apenas dê o primeiro passo.”
4. Deve ser realista. – Estabelecer metas fora da nossa realidade tem o mesmo efeito de não ser alcançável, você vai desanimar na primeira tentativa.
5. Você deve ter um prazo. – Da mesma forma, assim como você deve ser capaz de medir o progresso, você deve ter um prazo para a conclusão do seu objetivo, caso contrário, ele fica suspenso no limbo e você nunca se esforçará realmente para alcançá-lo.
Para trabalhar com um Coach de negócios e trilhar o caminho até o sucesso, visite actioncoachiberoamerica.com
Um exemplo simples disso pode ser o seguinte: talvez você já tenha proposto a si mesmo: “Vou perder peso este ano”. Como um desejo bom, é ótimo, mas não é uma meta… como seria se eu colocasse assim: “Vou perder cinco quilos do meu peso nos próximos três meses.” Isso já virou meta: é específico, tem medida: cinco quilos, tem prazo: três meses, é alcançável e real.
Espero que essas dicas ajudem você pessoalmente e profissionalmente.