9 Desafios que toda empresa familiar deve superar

Pelo ActionCOACH Vinícius Carvalho

1. Introdução

Falar de empresa familiar muitas vezes leva a uma conclusão precipitada, de que se trata de uma organização parada no tempo e com engrenagens ultrapassadas. Claro, há casos em que esta conclusão está correta, mas na maioria das vezes, é apenas um viés com este formato de negociação.

Vejamos o porquê: pesquisas indicam que as empresas familiares no Brasil têm crescido mais que a média mundial. Enquanto em nosso país essas empresas cresceram 79% em 2014 e, delas, 76% esperam manter bons resultados nos próximos cinco anos, os números globais mostram um cenário diferente: 65% cresceram e 85% esperam manter esse resultado no próximos cinco anos.

1.1. Mas o que pode ser considerado uma empresa familiar?

Estamos falando aqui de empresas caracterizadas pela sucessão hereditária, que possuem pelo menos duas gerações no comando e que apresentam semelhanças entre a conduta familiar e a empresarial.

Atualmente, o principal entrave ao crescimento das empresas familiares é a resistência à mudança, modernização da gestão e condução dos negócios. Muitas vezes, são empresas criadas em meados do século passado, herdadas por gerações e atreladas a processos rígidos e tradicionais. Esse modelo evita discutir problemas inerentes ao negócio e tomar decisões para corrigir erros ao longo do caminho.

1.2. Qual é a realidade das empresas familiares hoje?

O relatório “Empresas Familiares no Brasil: Cenário e Desafios”, elaborado pela PwC, mostrou que 46% dessas empresas estão no mercado há mais de 50 anos, 41% estão no mercado entre 20 e 49 anos e 13 % estão no mercado há menos de 20 anos.

O estudo também identificou que 89% das empresas familiares atuam nos setores comercial e industrial de produtos e serviços, 6% estão na área de tecnologia, informação, computação e entretenimento e 5% atuam no setor financeiro.

É importante ressaltar que os problemas que costumam surgir nas empresas familiares independem do tamanho da empresa. Da pequena empresa ao grande conglomerado, os temas se repetem, em maior ou menor grau, nas estruturas empresariais. São problemas comuns, como a remuneração dos familiares, a definição das relações familiares na empresa —o que implica separar o parentesco da hierarquia— e o tratamento do lucro.

1.4. O que impede o crescimento saudável

Os problemas enfrentados pelas empresas familiares serão aqui abordados com o objetivo de orientar fundadores, gestores e sucessores na solução dos problemas que impedem o crescimento saudável.

Listamos os 9 problemas que afligem regularmente as empresas familiares. Entre os itens analisados estão, por exemplo, a ausência de um plano de sucessão, o despreparo dos sucessores, a falta de planejamento estratégico e o descumprimento dos princípios da empresa por parte dos familiares que trabalham na empresa fazem parte da lista de reprodução. que vamos apresentar Isso porque, para solucionar problemas, é preciso primeiro identificá-los.

Munidos do conhecimento, os gestores e profissionais que estão na vanguarda do negócio estarão em condições de superar tais obstáculos. Siga-nos e prepare-se.

2. Os 9 problemas da empresa familiar e como resolvê-los

Aqui estão os nove problemas mais comuns que as empresas familiares enfrentam. Para cada um deles, indicamos as soluções mais adequadas, para que sua empresa possa não só identificar, mas principalmente antecipar sua resolução.

  1. Conflitos de interesse entre sucessores, sucessores e acionistas
  • Ausência de plano de sucessão
  • Falta de preparo dos sucessores
  • Centralização e dependência do aval do fundador
  • Ausência de planejamento estratégico empresarial.
  • Falta de acordos formalizados
  • Falta de governança
  • Os princípios de negócios não se aplicam a funcionários familiares
  • Falta de visão clara dos fundadores e sucessores nas relações da família com a propriedade e no negócio

3. Conclusão

É incorreto dizer que as empresas familiares tendem a se dissolver com o tempo devido a conflitos que se originam dentro do grupo social. As empresas familiares têm potencial para crescer tanto quanto as outras empresas, desde que tenham uma gestão profissionalizada, seus processos organizados e seu planejamento bem elaborado.

Regras bem definidas e informadas para toda a família, a empresa tem muitas possibilidades de progredir. Os atritos relacionais são naturais nas relações de qualquer grupo familiar, mas quando se trata de negócios é preciso saber bem quais procedimentos adotar. Dessa forma, os problemas encontram sua solução rapidamente, sem gerar mais conflitos.

Para trabalhar com um Coach de negócios e trilhar o caminho até o sucesso, visite actioncoachiberoamerica.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram