Aprenda a conjugar o verbo Ganbaru no seu negócio

Por ActionCOACH María Inés Morán/México

Se você já viajou ao Japão, ou se já visitou o negócio ou a casa de um amigo japonês, com certeza ficou maravilhado com o cuidado que eles têm em atendê-lo, o foco nos detalhes, sempre dando o melhor, e é justamente nessa cultura que quero concentrar essa reflexão e falar sobre a filosofia japonesa baseada na perseverança e no esforço, conhecida como Ganbarimasu , palavra derivada do verbo Ganbaru . 

Algumas traduções do kanji sobre Ganbaru podem ser: esforce-se, não desmaie diante das dificuldades, supere-se e não desista.

Ganbarimasu está, portanto, "fazer o seu melhor". Tem origem da expressão ganbatte kudasai, que significa "seja firme até conseguir o que se propôs a fazer". A filosofia Ganbarimasu ensina a nunca parar até que um objetivo seja alcançado.

Desde a infância, os japoneses são educados nesta cultura do esforço, aprendem a não desistir diante das adversidades, a terminar o que começaram, a fazer o melhor para alcançar a meta desejada. Consequentemente, o verbo Ganbaru está enraizado na sociedade japonesa e não apenas representa o esforço e a tenacidade da pessoa, mas também um compromisso coletivo.

Agora, imagine se essa mesma cultura do esforço fosse ensinada em lares e escolas no mundo ocidental, ou que você pudesse incluí-la na sua filosofia de negócios, seria maravilhoso, certo?

A palavra Ganbaru ganhou especial força e significado no Japão do pós-guerra, após a devastação deixada pela Segunda Guerra Mundial. 

Estamos falando de um país que se rendeu ao mundo e cuja economia estava arrasada, só pensar na recuperação daquela nação era impensável para alguns. No entanto, os japoneses conseguiram se erguer e ressurgir e, em apenas duas décadas, tornaram-se a segunda potência mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.

Um renascimento que não teria sido possível sem o empenho, tenacidade e esforço do povo japonês, para quem saber conjugar o verbo Ganbaru foi decisivo na reconstrução do país asiático.

Você também pode se interessar pela leitura: “Bom nunca é suficiente, o desafio é buscar sempre a excelência”.

Quais são os valores e lições que podemos extrair da Ganbarimasu e da cultura do esforço, e como podemos assumi-los como filosofia de crescimento pessoal e profissional e até mesmo como valores para os negócios?

Acredite no poder da paciência e perseverança. A reconstrução do Japão foi alcançada graças a milhares de horas de trabalho, em todas as áreas, por milhões de profissionais que nunca abandonaram um sonho compartilhado até o concretizarem. 

O propósito é o motor de tudo. Algo muito curioso que encontrei ao explorar Ganbarimasu é uma analogia entre os valores que tratados entre o anime japonês e os comics norte-americanos, o que leva ao contexto de como os asiáticos e ocidentais treinam os seus cidadãos desde crianças. 

Nos animes, o protagonista costuma ter uma infância difícil e muitos defeitos, mas se levanta por um propósito ou objetivo de vida. O valor desse protagonista está em sua sabedoria que o leva a se tornar o herói de seu propósito, porém, se você analisar o típico comic americano, o herói ou heroína costuma ter poderes inatos e seu motor, geralmente, é a sede de justiça, mais do que paciência ou perseverança.

Faça o que fizer, dê o seu melhor. Nunca pare até atingir seu objetivo. Se você conhece o seu destino, não permita que nada nem ninguém o desvie ou distraia. Você pode definir metas simples, pois lembre-se que é a insistência em alcançá-las que o levará a grandes conquistas pessoais.  

Pratique incansavelmente. Todos nós melhoramos por meio da prática consciente e com propósito. Faça um plano de treinamento em qualquer área, estabeleça metas para monitorar o progresso e concentre-se no que você faz. Lembre-se que a prática faz o mestre, portanto partir deste momento, trace uma meta, planeje-se até se tronar um mestre. 

Foi assim que o próprio Aristóteles determinou quando disse: "Somos o que fazemos repetidamente."

Na ActionCOACH temos um ponto de cultura que se refere justamente a esta cultura do esforço: a excelência, onde o bom nunca é o suficiente, um valor que sempre te inspira a entregar produtos e serviços de qualidade excepcional.

Um negócio que opera sob o valor da excelência é aquele que desenvolve uma cultura de atenção ao detalhe, que verifica, revê, pratica e corrige até atingir a perfeição. Em outras palavras, é administrado sob a filosofia Ganbamarisu. 

Estamos falando de um estilo de vida que o compromete a dar o melhor de si e não procrastinar, a atingir objetivos, a cuidar dos detalhes e a cumprir objetivos, mas o mais fascinante nesta filosofia é que, tal como aconteceu em Japão, é que isso pode se tornar uma fonte de inspiração coletiva a ponto de ressurgir e trazer excelência para uma nação inteira.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram