A inflação de 2022, explicada graças a uma antiga moeda de pedra

Por ActionCOACH María Inés Morán / México

Compreender a situação econômica atual, as causas da inflação e os possíveis cenários para 2022 é uma lição que hoje é vital.

Ninguém nos preparou sobre o que poderia vir neste ano de mudanças e desafios, daí as primeiras lições que decido tirar para este final de 2021 é contribuir com um grão de areia com esta reflexão sobre como enfrentar a inflação que está se formando para 2022.

O FMI havia projetado que a economia mundial cresceria 5,9% em 2021 e 4,9% em 2022, 0,1 ponto percentual a menos que em 2021. A revisão desses números reflete uma deterioração nas economias avançadas, impactadas pela crise de abastecimento e nas economias emergentes, devido à deterioração da dinâmica criada pela pandemia.  

Certamente você está apenas me perguntando o que a ilha de Yap tem a ver com esta reflexão sobre a economia mundial, e gostaria de dizer-lhe: Tudo. Sua história sobre como a sua economia começou, pode lançar luz sobre nós e servir como um exemplo do que estamos experimentando hoje, preparar e nos ajudar a enfrentar 2022.

Encontrei essa chave escrita em uma joia em 1903 pelo antropólogo americano William Henry Furness III que passou meses naquela ilha e desenvolveu um livro fascinante sobre os costumes de seus habitantes. Furness ficou especialmente impressionado com o sistema monetário dos ilhéus, razão pela qual ele nomeou seu livro: A Ilha do Dinheiro de Pedra . 

Vale ressaltar que a Ilha Yap é a mais ocidental das Ilhas Carolinas, na Micronésia, e naquela época tinha uma população de cinco a seis mil habitantes.

Em seu livro, ele explicou que, como a ilha não tinha metais preciosos, eles tiveram de recorrer às pedras. Algumas pedras em que eles investiram um grande trabalho no transporte e decoração, para transformá-los em moedas cunhadas do mundo civilizado.

Estas pedras, que eles chamaram fei (ou rai ), tornou-se sua moeda de troca, foram feitas de calcário que foi extraído de outra ilha localizada a 400 milhas de distância, lá foram minadas e esculpidas, e depois transportadas para Yap em canoas e jangadas . 

O fei ou rai variava de valor de acordo com seu tamanho, quando se realizava uma transação de valor que envolvia um fei grande e pesado demais para ser movimentado, bastava que seu novo dono reconhecesse oralmente sua propriedade.

Tudo funcionou bem, esta moeda de pedra foi usada para o comércio entre os habitantes das diferentes ilhas dos polinésios e micronésios, que podiam trocar bens preciosos como coco, copra e trepang, conseguindo viver bem, tendo suas necessidades cobertas. 

No entanto, a história registra um fato que mudou a boa operação, foi o naufrágio em 1871 do irlandês David Dean O'Keefe, que se tornou um personagem poderoso usando ferramentas de ferro de Hong Kong e Leste da Ásia para facilitar a produção de pedras Rai. Bem, a simplificação na produção desta pedra trouxe um aumento sobre a produção desta moeda, o que levou à inflação.

Este episódio da história nos coloca no contexto atual, serve de exemplo e reflete a realidade de muitas nações do mundo cujas administrações, na tentativa de disfarçar sua realidade, passam a imprimir dinheiro sem suporte.

Por exemplo, os relatórios do Federal Reserve dos Estados Unidos indicam que um em cada quatro dólares em circulação foi criado nos últimos 12 meses. Esta produção da moeda referência da economia global teve seu efeito sobre a economia mundial, entre outros fatores, tais como a crise de abastecimento e a pandemia.  

Talvez você se interesse pela leitura: Chaves para superar a fobia de números 

Agora, estamos em 2022 e a grande questão é o que fazer com todas essas informações, como você pode se preparar para o futuro. Estas são as minhas recomendações:

Aprenda e pesquise as perspectivas econômicas e aja com antecedência. Saber que estamos na vanguarda de um processo inflacionário e, por exemplo, você tem planos de construção para o próximo ano, adiante as compras dos insumos que você vai usar, isso sem dúvida vai te ajudar a diminuir o impacto.

Se você for solicitar empréstimos, procure os bancos que oferecem empréstimos com taxa fixa. Isso permitirá que você mantenha o mesmo orçamento ao longo do ano, gerando estabilidade financeira. Saber que o valor do crédito não será afetado por variáveis ​​externas gerará tranquilidade financeira.

Preste atenção às taxas da poupança. Quando se trata de poupar, tomar o tempo para investigar as instituições bancárias que ajudá-lo a superar o percentual da inflação de modo que o seu dinheiro não perca valor e, também, gere lucros. 

Considere investir em ouro. O ouro é e será sempre um bom refúgio para investimentos e preserva o valor do seu dinheiro. A história tem nos mostrado, que o dinheiro ao longo do tempo perde o seu valor, enquanto ouro e prata são reavaliados. 

Invista no setor de Criptomoedas. É um mercado que tem crescido constantemente nos últimos 10 anos. É realizado em moeda internacional, oferece segurança nas transações, é uma moeda descentralizada, é realizado em transações muito ágeis e você sempre pode saber seu valor real.

Preste atenção no mercado imobiliário. É um dos melhores investimentos devido ao ganho de capital e segurança que ele oferece sobre os demais tipos, que são mais voláteis. 

As empresas de tecnologia também são um bom investimento. Hoje tudo funciona através da tecnologia, portanto, é um mercado cuja perspectiva é de crescimento e um futuro amplo. 

E reitero minha principal recomendação: estude, pesquise e procure aconselhamento e orientação profissional de um ActionCOACH próximo a você.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram