" 12 Ações para ser Feliz"

Por ActionCOACH Luisa Altamirano/México

A vida nos desafia a cada dia de uma maneira diferente, e este 2021 não será exceção. Estudos mostram que quando as pessoas se sentem felizes, elas são mais criativas, encontramos mais opções para resolver nossas situações, somos mais generosos, nosso sistema imunológico melhora, nossa liderança é mais efetiva e conseguimos influenciar em nossas vidas e em nosso entorno de uma forma mais positiva e poderosa. Além disso, por tudo isso somos mais bem-sucedidos e abundantes. Em resumo, apesar da situação em que vivemos, precisamos aprender a utilizar ferramentas autoaplicáveis para nos sentirmos felizes, com melhores probabilidades para o sucesso em nossa vida e em nosso negócio.  Sonja Lyubomirsky , médica pela Universidade de Harvard e pesquisadora sobre a felicidade, considera que um dos fatores determinantes para ser feliz é a prática do altruísmo, e a prática cotidiana da gentileza desde os atos mais simples.  Dalai Lama também concorda com essa teoria.

Em seu livro "A Ciência da Felicidade", Lyubomirsky publica os resultados de mais de 20 anos de pesquisa. E lá ela inclui uma espécie de "medidor", chamado Questionário de Oxford sobre a Felicidade, que ela vê como um ponto de partida para o progresso. 

Com base em seu livro, compartilho 12 atividades comprovadas pela ciência e na minha própria experiência que aumentam nossa felicidade.  

  1. Expressar gratidão. Agradeça diariamente por 5 coisas diferentes em sua vida e sinta gratidão.
  2. Cultive o otimismo. Observando e direcionando seus pensamentos para pensamentos realistas positivos. 
  3. Evite pensar muito focado no trágico.  
  4. Evite se comparar. Comparar a si mesmo fere você, diminui sua autoestima, sua motivação e esgota sua energia. Sempre há alguém muito melhor do que você e outros muito piores do que você. Não se compare. Se você vai se comparar, que seja com alguém que tem menos e agradeça por sua posição. Caso contrário, evite ficar se comparando, é uma má ideia, e é uma armadilha.  
  5. Seja mais gentil com os outros. ("a verdadeira felicidade consiste em fazer os outros felizes", Dalai Lama). Apenas aprenda a ser um pouco mais gentil com as pessoas ao seu redor. Além disso, você se sentirá mais amado e isso o fortalecerá diante das vicissitudes da vida. 
  6. Cuide de seus relacionamentos. Começando seu/sua parceiro(a), está confirmado que " os casais que se dão bem, passam mais de 5 horas por semana conversando e geram cinco emoções positivas para cada uma negativa; Emoções como: admiração, gratidão, reconhecimento e afeto.  
  7. Desenvolva estratégias pessoais para enfrentar a vida com resiliência, serenidade e força. Basta pensar no passado, o que o ajudou a ser mais resistente, mais sereno e com maior força interna?
  8. Aprenda a perdoar. Perdão não é reconciliação, não é esquecimento, nem indulto, nem desculpa, nem negação do dano. Perdoar é decidir parar de desperdiçar seu pensamento e energia com alguém que o machucou e decidir agora mesmo investir essa energia na construção de uma vida melhor para você.  
  9. "Flua" mais. Lembre-se da Dory, no filme Nemo, diante do estresse, diante de situações desagradáveis ​​da vida, ela disse: Vamos nadar ... vamos nadar, Dory cantou enquanto continuava a nadar com alegria e facilidade. Aprenda a fluir mais no mar da vida.
  10. Saboreie as alegrias da vida, preste atenção a cada detalhe, a cada momento, pessoa, agradável surpresa que a vida lhe proporciona. Basta prestar mais atenção a toda beleza, prazer, alegrias e excelência que a vida oferece a cada segundo.   
  11. Defina objetivos pessoais, seja consistente e os alcance. Sempre tenha metas, para esta tarde, para a próxima semana, para 6 meses a partir de agora, para 1, 5 e 10 anos a partir de agora. Tenha objetivos e trabalhe para alcançá-los.  
  12. Pratique a Espiritualidade e Cuide do Seu Corpo: Com hábitos como meditar, fazer exercícios, beber mais água, sorrir mais, procurar se sentir realmente mais feliz parando de pensar no que você não tem e focar em tudo que você TEM. 

Lembre-se, onde você coloca sua atenção, a energia se multiplica. Onde você quer colocar sua atenção hoje? Coloque e se mantenha assim o dia todo, aos poucos você vai se sentindo mais feliz, mais satisfeito e em paz. Tudo depende de você.

Procure tomar boas decisões conscientemente todos os dias, parece fácil e lógico, é preciso consciência para realmente isso. Seja corajoso e tome atitudes com relação a tudo o que é bom para você. Seja feliz! 

Cuidar do nosso bem-estar e felicidade melhora o nosso valor próprio. O fato de reconhecermos nossas habilidades, nos dá uma certa sensação de controle sobre nossas próprias vidas e fortalece os laços com os outros. Vale a pena exercitar isso.

É importante não se perguntar como você pode ser feliz, já que isso implica que hoje você não é. Pergunte-se quase diariamente: Como posso ser mais feliz hoje? Como posso aproveitar mais o que estou fazendo? As ferramentas ajudam, a informação gera ideias, mas a verdadeira sabedoria está nas respostas de cada um de nós. Ouça mais a si mesmo e sempre faça tudo aquilo que é bom para você. 


Afinal, como lembro aos meus clientes: "Ser feliz é responsabilidade sua, e só você tem o poder de fazer isso por você." Ser feliz é um direito seu, e ser feliz faz de você um presente ambulante para o mundo. 

Aprenda a cultivar sua felicidade e SEJA FELIZ por convicção.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram